Sobre o PPHR/UFRRJ

O Programa de Pós-Graduação em História (PPHR) da UFRRJ foi criado em 2008, promovendo a integração do corpo docente vinculado a dois cursos de graduação em História: o curso oferecido no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, campus de Seropédica; e o curso vinculado ao Instituto Multidisciplinar, de Nova Iguaçu.
A área de concentração é Estado e Relações de Poder e há duas linhas de pesquisa: Relações de Poder, Trabalho e Movimentos Sociais, com 13 pesquisadores; e Estado, Culturas políticas e Ideias, com 15.
Ao final de 2010, o Programa possuía 24 alunos matriculados no mestrado, sendo que, nesse mesmo ano, 13 integrantes da primeira turma obtiveram sua titulação. Atualmente, o corpo docente permanente é composto por 24 professores doutores, formados pelos principais programas de pós-graduação do país: USP, UFF, UNICAMP, UFRJ, IUPERJ, sendo que alguns realizaram seus doutoramentos e/ou estágios doutorais e pós-doutorais em universidades estrangeiras, a saber: Universidade Técnica de Berlim, Université de Paris VII, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, University of Stanford, Duke University, DePaul University e a Northwestern University.
Dois fatores determinantes  no processo de formação do PPHR são: 1) a concomitância de sua criação com a expansão da área de História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tradicionalmente dedicada a áreas como Agronomia e Veterinária; 2) a localização do Programa na periferia da maior concentração de programas de pós-graduação em História do país, alguns dos quais consolidados, como os Programas de Pós-Graduação em História Social da UFF e da UFRJ, de História Social da Cultura, da PUC-Rio e de História Política, da UERJ.
Com relação ao primeiro fator, cabe observar que a expansão da área de Humanidades resultou, ao longo de cinco anos (2006-2011), no aumento do número de alunos ingressantes na graduação de 30 para 200, acompanhado pela abertura de vagas para docentes. Entre 2009 e 2012, o Curso de História de Seropédica agregou 19 professores ao corpo docente até então composto por apenas 5 professores.
Esse breve histórico de um processo em curso pode ser concluido com a observação de que o PPHR tem procurado consolidar um projeto coletivo desenvolvido por um grupo inicialmente pequeno de pesquisadores, de modo a agregar as diferentes perspectivas de um corpo docente renovado e qualificado, num contexto marcado por políticas públicas que demandam a ampliação de vagas na graduação e da pós-graduação, acompanhadas por investimentos na infra-estrutura. Esse projeto, expresso aqui em linhas gerais, envolve o compromisso com a pesquisa qualificada, o ensino formador e a extensão universitária, evidenciando que a criação do Mestrado em História é um aspecto estratégico para o desenvolvimento socioeconômico da região da Baixada Fluminense e adjacências e, também, um empreendimento relevante para a construção de um campo historiográfico complexo, multifacetado e dinâmico.

Link para a página do programa na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário